No dia 13 de dezembro de 2024, no contexto dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência Baseada no Gênero e do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), realizou-se uma roda de conversa promovida pela Associação Moçambicana de Mulheres para o Desenvolvimento (AMMD). O evento teve como foco as vivências de jovens e mulheres com deficiência diante da violência baseada no gênero, bem como estratégias e ações necessárias para combater essas práticas.
A conversa reuniu jovens e mulheres com deficiência, membros da AMMD e de outras organizações representativas de pessoas com deficiência. Moderada por Eufémia Amela, Presidente do Conselho de Direção da AMMD, a roda de conversa proporcionou um espaço inclusivo e seguro para o compartilhamento de experiências e reflexões.

Os participantes discutiram as barreiras enfrentadas pelas mulheres com deficiência em situações de violência, que vão desde a invisibilidade social até a dificuldade de acesso a mecanismos de proteção e denúncia. Foram debatidas ações que podem ser tomadas por organizações e indivíduos para garantir maior proteção e respeito aos direitos das mulheres com deficiência, destacando a importância de políticas públicas inclusivas e de maior sensibilização da sociedade.
A Presidente da AMMD, Eufémia Amela, ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer a voz das mulheres com deficiência e promover a conscientização sobre as múltiplas formas de discriminação que enfrentam. Segundo Amela, o compromisso com a igualdade e a inclusão deve ser contínuo e envolver toda a sociedade.
A roda de conversa foi mais um passo importante no fortalecimento do ativismo social em prol dos direitos das pessoas com deficiência e no combate à violência baseada no gênero, reafirmando o compromisso da AMMD com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

